Publicações
(( 2018 ))
“An incantation fixed at its culminating point”, com curadoria de Inês Geraldes Cardoso, é a terceira exposição realizada no âmbito do Open Call – Jovens Curadores, lançado pelas Galerias Municipais/EGEAC, em 2016, com o objetivo de acolher, divulgar, apoiar a produção e o pensamento artístico contemporâneo na cidade de Lisboa. Para esta mostra coletiva foram selecionadas e exibidas pela primeira vez em Portugal obras das artistas Kasia Fudakowski, Navine G. Dossos, Rachel Pimm e Zoë Paul. Esteve patente na Galeria Municipal da Boavista entre 16 de Novembro e 31 de Dezembro de 2017.
Catálogo da exposição “Ana Galvão: O Gosto Solitário de Gravar”, antológica de Ana Galvão, que dispôs obras da sua autoria realizadas entre 1987 e 2017, patente na Galeria Quadrum, entre 9 de Novembro de 2017 e 7 de Janeiro de 2018, com curadoria de Célia Bragança.
Catálogo da exposição coletiva que esteve patente na Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, entre 10 e 20 de Maio de 2018, onde foram exibidas as aquisições realizadas pela Câmara Municipal de Lisboa para a sua coleção, durante os anos de 2016-17. As compras tiveram lugar no contexto da 1ª e 2ª edições da feira de arte contemporânea ARCOLisboa, sendo integrados e expostos os artistas Alexandre Conefrey, Ana Manso, António Júlio Duarte, Armanda Duarte, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Eduardo Batarda, Manuela Marques, Paulo Brighenti, Pedro Calhau, Paulo Nozolino, Rui Toscano, Sara Chang Yan, Susanne Themlitz e Vasco Araújo.
Esta publicação resulta de um convite feito a Claire de Santa Coloma no final da sua residência artística, inserida no âmbito da programação Passado Presente – Lisboa Capital Ibero-americana da Cultura. Sem necessariamente prever um momento expositivo, cada artista foi convidado a realizar uma apresentação do trabalho desenvolvido no decorrer do ano de 2017, a qual podia tomar formas diversas, passando por workshops, conversas, performances, ou outro modelo sugestionado pelos autores, de modo a dar a conhecer ao público a investigação realizada no período de residência.
Catálogo da exposição “Eurico Gonçalves: Pintura Gestual, Informal e/ou Caligráfica de Inspiração Zen”, individual de Eurico Gonçalves, patente na Galeria Quadrum, entre 3 de Março e 20 de Maio de 2018, com curadoria de Sara Antónia Matos e Pedro Faro. Resultante de várias visitas ao atelier de Eurico Gonçalves, esta exposição mostra uma seleção alargada de trabalhos inéditos – pinturas sobre papel – do início da década de 1960.
Catálogo da exposição “Grada Kilomba : The Most Beautiful Language”, primeira individual de Grada Kilomba em Portugal, patente na Galeria Avenida da Índia, entre 27 de Outubro de 2017 e 4 de Abril de 2018, com curadoria de Gabi Ngcobo.
Catálogo da exposição “João Gabriel: My Favourite Things”, primeira individual de João Gabriel, apresentada na Galeria Municipal da Boavista, entre 5 de abril e 27 de junho de 2018, com a Curadoria de Sara Antónia Matos e Pedro Faro.
O catálogo “Manthia Diawara: Percusos Intensivos” reúne um programa dedicado em exclusivo ao autor maliano, da diáspora africana, que pretendeu proporcionar uma reflexão sobre a contemporaneidade africana através do conhecimento aprofundado da sua obra e do seu pensamento. Este programa incluiu também um ciclo de “Palestras em Torno dos Filmes”, com a participação de Manuela Ribeiro Sanches, Ângela Ferreira e Jügen Bock, António Tomás, Mamadou Ba e Manthia Diawara. A exposição, instalação de uma espécie de “sala de estudo”, onde os filmes e livros da autoria de Diawara se encontravam disponíveis para a consulta do visitante, esteve patente na Galeria Avenida da Índia entre 12 de Maio e 15 de Setembro de 2017.
Do projecto Open Call: Jovens Curadores lançado pelas Galerias Municipais em 2016, foram selecionadas quatro propostas curatoriais, que se traduziram, cada uma, numa exposição, para apresentar na Galeria Municipal da Boavista. Para cada mostra foi editada uma publicação, terminando o ciclo com Now it is Light, da curadora Sofia Lemos, que reuniu trabalhos de Amélie Bouvier, Ana Manso, Ana Mazzei, Andreia Santana, Bernard Lyot, Davide Zucco, Elias Heuninck, Ester Fleckner, Haris Epaminonda, Jeronimo Voss e Pedro A. H. Paixão. A exposição esteve patente entre 26 de Janeiro e 10 de Março de 2018.
Catálogo da exposição “Paulo Quintas: Todos os Títulos Estão Errados”, antológica de Paulo Quintas, patente na Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, entre 24 de Fevereiro e 30 de Abril de 2018, com curadoria de Isabel Carlos, na qual foram apresentadas obras realizadas entre 1985 e 2016.
Catálogo que acompanhou a exposição retrospectiva homónima, patente em dois locais: “Corpo a Corpo com a Pintura”, na Galeria Municipal Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, e o núcleo de desenho “A Torto e a Direito”, apresentado em simultâneo na Fundação Carmona e Costa, entre 11 de Novembro de 2016 e 19 de Fevereiro de 2017.
Catálogo da exposição “Pedro Morais: Nudez – Uma Invariante”, individual de Pedro Morais, patente no Pavilhão Branco, entre 27 de Janeiro e 1 de Abril de 2018, com curadoria de Óscar Faria, na qual foram apresentadas obras realizadas entre a década de 1980 e 2018.
As Galerias Municipais lançaram o Open Call: Jovens Curadores, através do qual se selecionaram quatro projectos curatoriais, em forma de exposição, para apresentar na Galeria Municipal da Boavista, no decorrer de um ano (2017). Por cada projecto curatorial foi editada uma publicação, sendo SEVER da curadora Sara de Chiara a segunda proposta. Esta mostra reuniu trabalhos de Ana Lupas, Beatrice Marchi, Christodoulos Panayiotou, Eloise Hawser, Gonçalo Preto, Jason Dodge, Joanna Piotrowska e Namsal Siedlecki, entre 21 de Julho e 1 de Outubro de 2017.
(( 2017 ))
Reedição (2ª) de Condor, apoiada pela EGEAC no âmbito da programação «Abril em Lisboa», que apresentou a exposição homónima no Torreão Poente do Terreiro do Paço, entre Abril e Julho de 2017.
As Galerias Municipais lançaram o Open Call: Jovens Curadores, através do qual se selecionaram quatro projectos curatoriais, em forma de exposição, para apresentar na Galeria Municipal da Boavista, no decorrer de um ano (2017). Por cada projecto curatorial foi editada uma publicação, iniciando-se o ciclo com Cosmic Words, do curador Alejandro Alonso Díaz, que reuniu trabalhos de Joana Escoval, Karlos Gil, Natalie Haüsler, Sophie Jung, Meggy Rustamova, Hannah Weinberger e Florian Zeyfang. A exposição esteve patente entre 20 de Abril e 18 de Junho de 2017.
Catálogo da exposição “Eugénia Mussa: Meridiano Pacífico”, individual de Eugénia Mussa, patente na Galeria Quadrum, entre 20 de Janeiro e 26 de Março de 2017, com curadoria de Giulia Lamoni.
Catálogo da exposição “Paloma Bosquê: O Oco e a Emenda”, primeira individual de Paloma Bosquê, patente no Pavilhão Branco entre 15 de Maio e 8 de Outubro de 2017, com curadoria de Luiza Teixeira de Freitas, na qual a artista apresentou um conjunto de novos trabalhos, que procuraram refletir sobre a potencialidade plástica das matérias orgânicas, explorando as suas dimensões físicas e sensíveis.
Catálogo que acompanhou a exposição “Potência e Adversidade – Arte da América Latina nas coleções em Portugal”, patente na Galeria Municipal Pavilhão Branco e no Pavilhão Preto, do Museu de Lisboa, estando inserida na programação de Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017. Artistas representados: Albino Braz, Ana Maria Tavares, Ana Mendieta, Analia Saban, André Komatsu, Ângelo de Sousa, Anna Maria Maiolino, Antoni Muntadas, Antonio Dias, Artur Barrio, Carmela Gross, Cildo Meireles, Damián Ortega, Detanico & Lain, Emmanuel Nassar, Eugenio Dittborn, Gabriel Orozco, Gabriel Sierra, Hélio Oiticica, Horacio Zabala, Ignasi Aballí, Iran do Espírito Santo, Jac Leirner, Jorge Macchi, Juan Araújo, Juan Muñoz, Leonor Antunes, Letícia Ramos, Lydia Okumura, Lothar Baumgarten, Magdalena Jitrik, Manuel Álvarez Bravo, Manuel Ocampo, Marepe, Nelson Félix, Nicolás Robbio, Paulo Nazareth, Raimundo Camilo, Rosângela Rennó, Tunga, Waltércio Caldas, Mauro Restiffe e Tamar Guimarães.
Catálogo que acompanha a mostra “O Mar não é vivo e não fala”, que esteve patente na Galeria Quadrum, entre 21 de Abril e 02 de Julho de 2017. “A exposição oferece-se como um momento de apresentação, mas também de autoavaliação do trabalho que o autor tem vindo a desenvolver nos últimos anos, experimentando diversos meios plásticos, reinventando técnicas tradicionais, cruzando disciplinas e arriscando enveredar por caminhos pouco expectáveis.”
Catálogo da exposição “Turbulências : Obras da Coleção “la Caixa” de Arte Contemporânea”, patente na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, entre 8 de Setembro e 3 de Dezembro de 2017, com curadoria de Nimfa Bisbe, parte da programação de Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura, 2017. As obras escolhidas, compiladas pelo seu pendor de comprometimento com a realidade atual e pela crítica que exercem sobre diversos quadrantes da sociedade, constituíam aquisições então recentes para a coleção de arte contemporânea da Fundação Bancária “la Caixa”, aqui apresentadas pela primeira vez ao público. Os artistas expostos foram: Carlos Amorales; Bleda y Rosa; Walter Dahn; José Damasceno; Carlos Garaicoa; Cao Guimarães; José Antonio Hernández-Díez; Thomas Hirschhorn; Asier Mendizabal; Shirin Neshat; Marta Minujín; Paulo Nazareth; Gabriel Orozco; Damián Ortega; Adrian Paci; Walid Raad; Juan Ugalde; Apichatpong Weerasethakul.
